top of page

Colégio do Carmo recebe prêmio em Brasília


1º LUGAR – COLÉGIO DO CARMO

Na última quinta-feira, dia 01 de dezembro, educadores, pais e 15 alunos do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Carmo foram ao Pavilhão de Exposições do Parque Nacional de Brasília-DF para receberem o prêmio de 1º lugar no Concurso “O Futuro dos Alimentos”, promovido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos CGEE- DF.

O objetivo do Concurso, que aconteceu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro de 2016, foi de promover uma cultura de reflexão acerca da importância das abelhas, que são polinizadoras e facilitam a produção de alimentos, onde depois de conhecerem detalhes da biologia e hábitos das diferentes espécies de abelhas, os 262 alunos, das escolas públicas e privadas do Distrito Federal e de Minas Gerais, reuniram-se em equipes que, como verdadeiros grupos de trabalho, eram convidados a imaginar, debater e elaborar cenários futuros para o planeta com e sem abelhas, após este trabalho, eles foram conduzidos pelo CGEE ao stand temático no Jardim Botânico de Brasília (JBB), onde aconteceram oficinas de ilustração em que os alunos, do 4º ao 7º ano do ensino fundamental, expressavam suas ideias e um desenhista profissional ouvia as opiniões dos alunos e dava vida à imaginação, concluindo, assim, o desenho oficial de cada turma que foi avaliado e julgado no concurso.

Para os educadores do Colégio do Carmo e os diretores da CGEE, este projeto tem grande importância na vida destes alunos: "Ao serem motivados a expor suas ideias através do desenho, dando vida ao seu aprendizado, os alunos internalizaram a importância das abelhas para a biodiversidade do planeta. Com a divulgação da ilustração, eles se sentiram como as abelhas: polinizadores. A diferença é que estavam polinizando boas ideias para o futuro", conta a professora da turma vencedora, Andreia Toledo, do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Carmo.

"Foi interessante notar a capacidade criativa das turmas ao apresentarem várias soluções para os mesmos ou diferentes cenários, o que, mais uma vez, apontou ao CGEE que trabalhar com o futuro, contando com o ponto de vista dos cidadãos que viverão aquele futuro, mesmo que sejam, ainda, crianças, é uma estratégia bastante válida", afirma o coordenador do projeto e assessor técnico do CGEE, Antônio Carlos Guedes.

Alegria em dobro para Unaí, pois o Colégio Nossa Senhora do Carmo venceu por duas vezes, uma como melhor trabalho apresentado no dia e a outra com à conquista do primeiro lugar geral do concurso. Os alunos deixaram uma mensagem importante para a população brasileira: "Sem abelha, sem alimento", esse trabalho mostrou um olhar atento sobre a biodiversidade dos maiores polinizadores da natureza.

Para o coordenador geral do Colégio do Carmo, Maicon Sidney Morais, e para o aluno, Miguel Feliciano, o projeto trouxe muito aprendizado: “Nós estamos felizes por ter ganhado esse prêmio. Eu acredito que o mais importante nem seja o prêmio, mas sim, o que nós aprendemos. O mais importante para mim foi o pensamento sobre um futuro melhor”, destacou o aluno Miguel Feliciano.

“Nossos alunos manifestaram sua ideias que foram repassadas para um desenho e este desenho foi o vencedor. É motivo de muita alegria, pois percebemos que nossos alunos buscaram o conhecimento, se dedicaram e entenderam a importância de todas as cadeias do meio ambiente. Queremos destacar, ainda, que o Colégio do Carmo foi premiado, também, pelo Ministério de Ciências e Tecnologia, onde nossos alunos desenvolveram projetos sobre o tema e nós ganhamos o prêmio “POPCIÊNCIA” no desafio Mais Ciência do Ministério e nossa escola ficou em primeiro lugar por ser a escola de Minas Gerais que mais desenvolveu projetos sobre Ciência e Tecnologia”, declarou Maicon Morais.




Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon
Veja Mais
bottom of page