top of page

Derradeiros Cantos


Na última Sexta-feira, dia 23 de setembro, foi lançado no auditório das Faculdades CNEC e do Colégio Nossa Senhora do Carmo, em Unaí, o livro: “Derradeiros Cantos”, do escritor Dimas Ribeiro da Fonseca, também advogado (desembargador aposentado), poeta, membro da Academia de Letras de Rondônia, pessoa muito querida pela sociedade de Unaí, onde atuou na educação como professor e diretor do Colégio Nossa Senhora do Carmo e, na segurança pública, foi promotor de Justiça.

Para os educadores do Colégio Nossa Senhora do Carmo, o momento é de grande satisfação em receber o ilustre Dimas Fonseca que tanto contribuiu com a educação de Unaí: “Dr. Dimas inspirou a muitos a se tornarem professores, inclusive eu. Dr. Dimas foi meu professor e somou muito na qualidade da nossa educação. Hoje é momento de alegria, também, por termos mais um livro à nossa disposição. O livro é essencial para a educação e por mais que as pessoas tem facilidade em acessar o virtual, o livro nunca deixará de ser uma ferramenta importantíssima para a disseminação do conhecimento”, declarou Euler Ferreira – Educador Colégio do Carmo.

“Dr. Dimas nos encanta com suas histórias, sua delicadeza. Estou muito feliz e estou tendo a honra de representar a faculdade e trabalhar com o Dr. Dimas, pois quando estamos com ele, nós aprendemos a todo instante. O livro é encantador e é cada poema mais bonito que o outro”, declarou Deborah Mota – coordenadora do vestibular da Faculdade CNEC-Unaí.

Dr. Dimas Fonseca é piauiense, nascido em Guadalupe, hoje submerso pelas águas do Rio Parnaíba. Formado em Direito pela Universidade de Minas Gerais, foi procurador geral de Justiça (MP), presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia e, no exercício desta função, respondeu interinamente pelo cargo de governador do Estado. é doutor em criminologia, foi professor da Universidade Federal de Rondônia e da Universidade Federal de Brasília. Intelectual de grande capacidade, cuja vida foi sempre pautada pela constante procura da justiça nos altos cargos ocupados em sua trajetória, como servidor público de alto nível. Ocupa a cadeira número 1 da Academia de Letras, que teve como primeiro ocupante o médico Ary Tupinambá Pena Pinheiro. O acadêmico Dimas tem como patrono sertanista, Francisco Meireles. Ostenta com orgulho os títulos de Cidadão Honorário do Município de Porto Velho e do Estado de Rondônia. Dimas Fonseca publicou, entre outras obras, os livros “Discursos & Outras Contravenções Literárias”, “Poemas Esparsos publicados na Revista In Verbis, da Associação dos Magistrados do Brasil-AMB”, “Minha Vida em Quatro Estações”, “Entre o peso da Toga e o Canto da Lira”, Seu Beija-Biografia e Memoria, 2004”, “Cantos da Terra e do Infinito, 2005”, “Gonçalves Dias: Amor e Morte, 2009”.

Durante seu pronunciamento, Dr. Dimas falou da alegria de retornar a Unaí e de seu orgulho em ter contribuído tanto na educação, quanto na segurança pública. O escritor falou de tantas amizades conquistadas em Unaí e se emocionou quando se lembrou do saudoso Saint-Clair Martins Souto: “Uma crueldade sem tamanho que abalou as famílias brasileiras.”

Dr. Dimas Fonseca, muito carismático, falou de sua experiência, contou histórias vividas em Unaí e sobre o livro Derradeiras Cantos, que traz o poema “Capim Branco nas Alturas” em homenagem a Unaí. Em clima de muita alegria, Dr. Dimas Fonseca recebeu homenagem de seu filho, que cantou a Ave Maria, e homenagem do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí Dr. Altir de Souza Maia. O evento se encerrou com o momento de autógrafos e um coquetel.



Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon
Veja Mais
bottom of page