top of page

Ministério da Saúde vai lançar carteira de vacinação digital

Carteira de vacinação pode ser acessada por meio do aplicativo do Conecte SUS ou de qualquer computador com acesso à internet

Vacinação na pandemia (Foto: Getty Images)

O Ministério da Saúde anunciou que vai investir na modernização do seu Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização e criará, assim, uma carteira de vacinação digital. O intuito é que as doses da vacina sejam registradas digitalmente para se ter um controle maior da população vacinada, evitando que uma mesma pessoa tome vacinas de laboratórios diferentes. Além disso, o sistema permitirá o monitoramento de reações adversas.

A estratégia contará com o suporte dos estabelecimentos de saúde informatizados, onde os profissionais de saúde identificarão a pessoa por meio do CPF ou do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Caso o paciente ainda não esteja cadastrado nas bases do Ministério da Saúde, o profissional poderá registrá-lo no momento do atendimento.

A Carteira Nacional Digital de Vacinação pretende conectar sistemas de notificação e rastrear diversas plataformas tecnológicas e modernizar o Programa Nacional de Imunização. "É importante que todos contribuam com essas informações. Hoje, nós temos uma, duas, três vacinas possíveis a serem aplicadas. E quando tiver três, quatro ou 10? Se não tivermos o controle, o paciente pode tomar a vacina de uma dose tipo A e nós temos que evitar que ele tome uma segunda dose da vacina B”, explicou o diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), Jacson Venâncio de Barros. O DATASUS está atuando na criação de um certificado de vacinação em formato PDF e com QRCode de validação para garantir a segurança do documento emitido. Segundo o Ministério da Saúde, a pessoa poderá acessar a carteira de vacinação por meio do aplicativo do Conecte SUS ou de qualquer computador com acesso à internet.

Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon
Veja Mais
bottom of page