top of page

Enem: após instabilidade, prazo para enviar foto de cadastro é prorrogado



O prazo para os estudantes inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano enviarem uma fotografia pessoal para o cadastro, previsto para encerrar nesta quinta (1º), foi prorrogado para às 23h59 do dia 8 de outubro.

O site apresentou instabilidade devido ao grande volume de acessos em um único dia, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

A prorrogação tem o objetivo de garantir que os participantes consigam fazer o procedimento. Estudantes que já incluíram a foto anteriormente não precisam repetir a operação.

A foto deve ser, obrigatoriamente, atual, nítida, individual, colorida e com fundo branco. Não serão permitidas retratos de pessoas com óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

O rosto inteiro do participante deve aparecer no registro, com boa iluminação e foco, além de estar nos formatos de arquivo JPEG e PNG (tamanho máximo de 2 MB). Imagens em PDF não serão aceitas. O Inep e o MEC (Ministério da Educação) não realizam validação da foto.

A exigência da fotografia não era adotada pelo Enem até a presente edição, mas já existia em outras provas de vestibulares, como a Fuvest, método de ingresso da USP (Universidade de São Paulo).

Mudanças no Enem 2020

Além da fotografia, o Enem 2020 contará com outras mudanças em relação aos anos anteriores. Uma das principais novidades é a prova digital, que possibilita que o candidato faça a prova em um computador em locais pré-determinados.

Tradicionalmente realizada no mês de novembro, a prova teve sua data adiada devido à pandemia do novo coronavírus, após ampla manifestação de estudantes e professores nas redes sociais.

A avaliação será aplicada em 17 e 24 de janeiro de 2021 em sua versão impressa, e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro na versão digital.

Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon
Veja Mais
bottom of page