top of page

Nova Zelândia ordena confinamento em Auckland após primeiros casos de coronavírus em 102 dias

Cidade entrará no nível 3 de restrição, em que as pessoas devem ficar longe do trabalho e da escola; reuniões com mais de 10 pessoas também serão novamente restritas.

Moradores se exercitam no parque Hagley em Christchurch, na Nova Zelândia, no domingo (9), quando o país completou 100 dias sem transmissão de coronavírus — Foto: Mark Baker/AP

A Nova Zelândia anunciou nesta terça-feira (11) as primeiras infecções por transmissão local do coronavírus em 102 dias, o que levou a primeira-ministra Jacinda Ardern a ordenar o confinamento de Auckland, a maior cidade do país.

Ardern disse que foram detectados quatro casos de origem desconhecida em uma família de Auckland.

"Depois de 102 dias, temos nossos primeiros casos de Covid-19 fora do isolamento ou dos centros de quarentena. Apesar de termos trabalhado de modo incrivelmente duro para prevenir este cenário, também nos preparamos para isto", afirmou a chefe de Governo.

Segundo a primeira-ministra, Auckland mudaria para a restrição de nível 3 a partir do meio-dia na quarta-feira (12) como uma "abordagem preventiva", o que significaria que as pessoas deveriam ficar longe do trabalho e da escola, e reuniões com mais de 10 pessoas seriam novamente restritas.

A restrição deve ser aplicada por três dias, até sexta-feira (14).

Ardern também disse que o resto da Nova Zelândia entrará no nível de alerta 2 a partir do meio-dia de quarta-feira por três dias. Isso significaria que as medidas de distanciamento social seriam aplicadas novamente. Ela pediu às pessoas que não corressem para os supermercados para estocar.

A Nova Zelândia completou 100 dias sem transmissão doméstica do coronavírus no domingo (9), mas alertou contra a complacência, já que países como Vietnã e Austrália, que antes tinham o vírus sob controle, agora lutam contra o ressurgimento das infecções.


Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon
Veja Mais
bottom of page