top of page

Regiões Sul e Norte de MG vão avançar para terceira onda do 'Minas Consciente', reabrindo ma

Regiões vão entrar na Onda Amarela a partir deste sábado (18). Consulta pública sobre o programa está aberta até quarta-feira (22).

Cidades das regiões Norte e Sul vão entrar na 'Onda Amarela' do 'Minas Consciente' — Foto: Governo de Minas Gerais/Divulgação

As cidades das regiões Norte e Sul de Minas Gerais que aderiram ao programa "Minas Consciente" vão entrar na "Onda Amarela" a partir deste sábado (18), como informou o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, nesta quinta-feira (16).

Isso significa que mais setores do comércio poderão funcionar nestes locais, como salões de beleza, lojas de roupas, calçados, livrarias e papelarias.

O "Minas Consciente" reúne protocolos para reabertura gradual do comércio e foi lançado em abril deste ano. Segundo Passalio, 200 das 853 cidades aderiram ao programa até o momento (a lista completa está no site do governo).

Também haverá mudança nas regiões Noroeste e Sudeste, que vão avançar da "Onda Verde" para a "Onda Branca" no sábado. As regionais Centro-Sul e Leste do Sul já se encontram nesta fase de reabertura, em que é permitido o funcionamento de autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas.

Uma determinação judicial da última quinta-feira (9) definiu que as cidades que não aderiram ao programa devem cumprir normas de distanciamento social e permitir apenas o funcionamento de serviços essenciais.

Consulta pública


O governo de Minas Gerais abriu, nesta quinta-feira (16), uma consulta pública sobre o "Minas Consciente".

Interessados podem enviar sugestões até a próxima quarta-feira (22) através do site Consulta Pública. De acordo com o governo, o objetivo é adaptar o plano às necessidades da população.


Coronavírus no estado


Antes prevendo um pico, agora o governo fala em "platô" -- uma incidência maior de casos, ao longo de vários dias, configurando uma estabilidade em um patamar alto. O secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, que está viajando com o governador Romeu Zema (Novo) nesta quinta, acredita que esta será a semana com maior incidência de casos confirmados de coronavírus do estado.

De acordo com o último balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado nesta manhã, Minas Gerais tem mais de 84 mil casos confirmados de Covid-19, sendo que 1.834 pessoas morreram.

Durante a entrevista coletiva desta quinta, o secretário-adjunto de Saúde de Minas Gerais, Marcelo Cabral, reforçou a importância do distanciamento social, das medidas de higiene e da utilização de máscaras para contenção do vírus.

Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon
Veja Mais
bottom of page