Governo não informa taxa de ocupação de leitos em Minas há 4 dias nem dá previsão de quando voltará

Secretaria de Estado de Saúde disse que está atualizando sistema de gerenciamento de leitos.

Carlos Eduardo Amaral garantiu a entrega de 40 novos leitos de UTI em um mês — Foto: Reprodução


Em meio a proximidade do pico do novo coronavírus, estimado para ocorrer em 15 de julho, a Secretaria de Estado de Saúde não tem divulgado, nos últimos quatro dias, a taxa de ocupação de leitos em Minas Gerais. A informação era disponibilizada no Painel Coronavírus, da Secretaria de Estado de Saúde. Os dados não têm sido também divulgados por e-mail, como era feito inicialmente.

Nesta sexta, o G1 enviou à coletiva virtual com o secretário Carlos Eduardo Amaral, pergunta sobre prazo para que a divulgação seja restabelecida, mas não foi respondida. A SES enviou nota informando que "trabalha internamente para unificar os sistemas de gerenciamento de leitos (SUS Fácil, CNES e Credenciamento Estadual) e ter uma compreensão ainda melhor da realidade dos hospitais em Minas Gerais". E disse que não há prazo para isso ocorrer.

O Painel Coronavírus contava com o número total de leitos clínicos e de UTI, número geral de pacientes internados, número de pacientes com Covid-19, taxa de ocupação geral e o percentual que representa o número de hospitalizados com Covid-19 em relação ao total de leitos.

O Painel, no entanto, não informava o número de leitos exclusivos para Covid-19 disponíveis em Minas Gerais, a exemplo do que as prefeituras já fazem. Esta pergunta também foi enviada à coletiva da SES-MG, mas não foi respondida.

O G1 tem questionado a Secretaria de Estado de Saúde a informação para conhecer a taxa de ocupação real de pacientes com Covid-19 nos leitos exclusivos para este fim. A Secretaria disse que precisava reestruturar a quantidade de leitos disponíveis para a doença e que a informação seria divulgada, mas não deu um prazo.


Veja Mais
Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon
Banner Store 10-12-20.jpeg
logo site.png
038 - 3676-7630
038 - 988089166

© 2016 Afonso Almeida Videocomunicação Ltda - CNPJ 02.524.026/0001-64 - por Kalléo Pinheiro - Agência Mais

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon