top of page

Pesticidas causam dependência nas abelhas

"Com o tempo, os zangões aumentaram suas visitas a alimentos carregados de pesticida"

Um estudo realizado pelo Imperial College London, no Reino Unido indicou que as abelhas se viciam em alimentos ricos em pesticidas da mesma forma que seres humanos ficam viciados em nicotina. O ranking da revista "Times Higher Education" (THE) classificou a instituição como uma das dez melhores do mundo nas áreas de engenharia, tecnologia e biomedicina.


O estudo mostrou que, elas vão aumento o interesse em produtos com pesticida a medida que vão aumento o consumo dos mesmos, o que pode causar contaminação no mel e até mortes nos animais. De acordo com o cientista-chefe Andres Arce, o objetivo da pesquisa era descobrir se as abelhas conseguiam identificar os alimentos contaminados e consumir apenas os sadios.


"Embora inicialmente parecesse que as abelhas evitavam os alimentos contaminados, descobrimos que, com o tempo, os zangões aumentaram suas visitas a alimentos carregados de pesticida. Agora precisamos realizar mais estudos para tentar entender o mecanismo por trás dessa preferência”, explica.


Para realizar os testes, os cientistas ofereceram duas soluções de açúcar às abelhas, sendo que uma delas continha pesticidas neonicotinoides. Eles acompanharam dez colmeias durante dez dias e todas repetiam ao processo de procurar o alimento contaminado com maior frequência a medida em que fossem aumentando consumo.


Os resultados do estudo foram publicados na revista "Proceedings of the Royal Society B", especializada em biologia. Algumas variedades de neonicotinóides estão proibidas na Europa sob suspeita de prejuízo às abelhas.