top of page

Universidade do Café lança livro com pesquisas recentes em cafeicultura

Obra tem o propósito de apoiar a difusão dos conhecimentos gerados para a comunidade do sistema agroindustrial do café

A Universidade do Café (UdC) publicou o livro “Pesquisa em Café Università del Caffè Brazil, 2013-2017”, uma coletânea de pesquisas realizadas nos últimos anos na área da cafeicultura. A obra tem o propósito de apoiar a difusão dos conhecimentos gerados para a comunidade do sistema agroindustrial do café.


Fundado pela illycaffè, o programa Università del Caffè possui 28 unidades pelo mundo, nas Américas, Europa, África e Ásia. No Brasil desde 2000, a UdC é resultante de parceria entre a empresa italiana e o PENSA - programa de pesquisa em agronegócio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Instituto de Administração (FIA) - e visa difundir conhecimento na cafeicultura. No livro, são apresentados sete trabalhos sobre temas de interesse atual:


- A pesquisa em cafeicultura no Brasil: pavimentando o caminho do futuro; - Estudos de caso sobre inovação na cafeicultura brasileira; - Estratégias contratuais de suprimento de cafés de alta qualidade; - Direcionadores de mudança na cafeicultura: passado, presente e desafios futuros; - Avaliação de riscos de contaminação do café por agrotóxicos; - Possibilidades de diferenciação na produção de café e o comportamento do consumidor; - Secagem do café cereja e cereja descascado, com e sem movimentação e seus efeitos na bebida do espresso.


Durante estes anos recentes de atividades, a equipe da UdC realizou cursos de qualidade para produtores abrangendo aspectos técnicos e gerenciais. Foram mais de 9 mil participações em seminários, cursos curtos e 5 cursos de pós-graduação lato senso em Gestão do Agronegócio café. Alinhado às necessidades dos cafeicultores, o programa promove, desde 2014, cursos à distância disponíveis no portal universidadedocafe.com.


A publicação teve coordenação dos professores doutores Decio Zylbersztajn, Samuel Ribeiro Giordano e Christiane Leles Rezende De Vita, do PENSA e da USP. Colaboraram pesquisadores do PENSA, da USP e da equipe técnica da illycaffè.