Foi lançada a 10ª Camapan...

1/6
Please reload

Mapa abre consulta pública para melhorar qualidade e sanidade do leite

Mudanças incluem redução da temperatura do produto e análise de antibiótico no laticínio

Para melhorar a qualidade e sanidade do leite e aumentar a renda dos produtores, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) abriu consulta pública nesta quinta-feira (26), pelo prazo de 60 dias, para aperfeiçoar as normas que regulam o produto. As propostas estão contidas nas Portarias 38 e 39 do Mapa, publicadas no Diário Oficial.

 

A coordenadora do Grupo de Trabalho que revisou a normatização e responsável pela Coordenação de Caracterização de Risco do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Superintendência Federal de Agricultura do Rio de Janeiro (SFA/RJ), Mayara Souza Pinto, explica que as principais modificações deverão ser a redução de 10 graus para 7 graus da temperatura máxima do leite cru; prazo de até 48 horas entre a obtenção do produto na fazenda até a recepção no laticínio; exigência de análise, no laticínio, para verificação de presença de antibiótico ou produtos destinados a fraudar o leite; exigência de controle microbiológico (contagem bacteriana) no produto recebido e estocado no laticínio.

 

Segundo a auditora fiscal agropecuária, foi mantida a contagem de células somáticas (indicativas de inflamação no úbere) e de bactérias presentes no leite, pois antes de qualquer alteração, será preciso melhorar a sanidade do rebanho e investir em educação sanitária dos produtores.

 

O regulamento prevê ainda a necessidade de capacitação dos técnicos das indústrias pela Rede Brasileira de Laboratórios de Controle de Qualidade de Leite (RBQL), com foco na assistência aos produtores e na melhoria da coleta do leite. 

 

Compartilhar com Facebook
Compartilhar com Twitter
Please reload

Veja Mais
Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon

Receita de Panquecas Recheadas...

Dica Técnica de limpeza do tan...

Mau funcionamento e burocracia...

Blitz da campanha Natal Solidá...

1/3
Please reload

Foi lançada a 10ª Camapanha Na...

1/6
Please reload

logo site.png
038 - 3676-7630
038 - 988089166

© 2016 Afonso Almeida Videocomunicação Ltda - CNPJ 02.524.026/0001-64 - por Kalléo Pinheiro - Agência Mais

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon