top of page

COOPA-DF realiza abertura oficial da Colheita de grãos 2017/2018


A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) em parceria com a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF) realizou nesta sexta-feira (2), a Abertura da Colheita de grãos - Safra 2017/2018. O evento faz parte de algumas ações que antecedem a Feira Internacional de Tecnologias e Negócios Agropecuários do Cerrado (AgroBrasília).

Além da solenidade com a presença do Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, o Secretário de Agricultura do DF, Argileu Martins e outras autoridades, a programação vai contar com um curso de regulagem de colheitadeira e apresentação de novas tecnologias para evitar perdas nas colheitas.

O evento tem o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater) e da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa).

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a expectativa de colheita de grãos no DF para esta safra é de 850 mil toneladas. A produção de milho deve ficar em 546 mil toneladas, soja 228 mil, sorgo 32 mil, feijão 36 mil e trigo 54 mil. A cultura com maior expectativa de produtividade é a do milho, que deve ter uma média de colheita de 8,2 toneladas por hectare (t/h), seguindo pelo trigo com seis toneladas.

A produtividade média da soja no DF é de 3,2 t/h. Em áreas que utilizam alta tecnologia para produzir como o PAD-DF, a média pode aumentar para até cinco t/h, enquanto a média nacional é de 2,4t/h. Leomar Cenci, produtor e presidente da COOPA-DF comprova isso, pois sua produção este ano deve bater 400 toneladas. “Com uso de pivô central para a irrigação, aqui no PADF conseguimos otimizar a produção mantendo plantio e colheita de diferentes culturas durante todo o ano. Inclusive de outras, que não grãos.

Os melhoramentos genéticos de sementes também garantem alta produtividade”, comenta.

Regularização Fundiária

Durante o evento 15 produtores receberam a documentação para a regularização fundiária de suas propriedades. “O contrato de concessão de uso permite aos produtores mais segurança jurídica possibilitando o acesso ao crédito rural, e permitindo a implementação de tecnologias para o aumento da produção e da produtividade”, afirmou o secretário de Agricultura.

A medida reforça o combate ao parcelamento irregular do solo, uma vez que favorece a atividade rural. A expectativa é que mil produtores, em todo o Distrito Federal, sejam regularizados até o final de 2018, adianta o secretário.

Regularização ambiental

Durante a solenidade também foi assinada a Portaria Conjunta Seagri/Ibram N°001 regulamentando a Declaração de Conformidade da Atividade Agropecuária (DCAA) que reduz a burocracia para atividades com menor impacto ambiental.


Segundo a Gerente de Desenvolvimento Rural da secretaria, Lara Line com a publicação da Portaria atividades que antes não estavam contempladas na legislação ganharam atenção e foram inseridas. “Como aquicultura, agroindústria de pequeno porte de origem animal sem abate e entrepostos de ovos, leite e mel, que são fundamentais para o desenvolvimento rural do DF e agora tem normatização”.



Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon
Veja Mais
bottom of page