Vitória na OMC é fundamental para desempenho das exportações de 2018, diz ABPA


Presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, disse que a decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC), que condenou a Indonésia por causa das barreiras impostas às exportações de frango brasileiro, é uma vitória que deve influenciar "positivamente no desempenho das vendas de carne de frango em 2018".

Em nota, o representante do setor afirma que, desde 2008, a ABPA tentava, sem sucesso, negociar a abertura do mercado com as autoridades indonésias. "Frente a esta postura protecionista, recorremos ao governo brasileiro, que entrou com o pedido de painel na OMC."

Ainda conforme a ABPA, os indonésios ainda terão um prazo de 60 dias para apresentar o pedido de apelação, que será analisado pelo Órgão de Solução e Controvérsias da OMC. A expectativa da associação é de que o processo seja concluído em até seis meses. A ABPA diz que a Indonésia é um dos mercados com maior potencial de crescimento no consumo de proteína animal mundial.

O país consome principalmente a proteína halal, produzida de acordo com regras da religião islâmica. O Brasil é, hoje, o maior produtor e exportador de frango halal do mundo. Em 2016, apenas o Oriente Médio - principal destino dos embarques brasileiros - importaram 1,57 milhão de toneladas, gerando receita superior a US$ 2,3 bilhões. "Queremos nos consolidar como parceiros para a segurança alimentar da Indonésia, ocupando espaços que hoje estão abertos, complementando a produção local", disse Turra.


Veja Mais
Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon
Banner Store 10-12-20.jpeg
logo site.png
038 - 3676-7630
038 - 988089166

© 2016 Afonso Almeida Videocomunicação Ltda - CNPJ 02.524.026/0001-64 - por Kalléo Pinheiro - Agência Mais

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon