top of page

Consumir café moderadamente traz benefícios ao coração


O cafezinho de todo dia é um grande aliado no combate às doença cardiovasculares, consideradas a principal causa de morte entre a população. De acordo com a reportagem publicada no Jornal da USP, um estudo epidemiológico comprovou que compostos fenólicos, encontrados em quantidades razoáveis na bebida, têm efeito protetor contra doenças do coração. A pesquisa foi realizada pela doutoranda Andreia Miranda, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Com base em dados colhidos junto à secretaria municipal de saúde, ela analisou o consumo diário de café e a ingestão de seus polifenóis por homens e mulheres com idade acima de 20 anos.

Durante o estudo, a pesquisadora entrevistou algumas pessoas e reuniu informações sociodemográficas e de estilo de vida como renda familiar, atividade física e tabagismo. Além disso, também foram feitas coleta de sangue para referências bioquímicas, medição antropométrica (peso e altura) e avaliação da pressão arterial. A pesquisa demonstrou que o efeito protetor do café para doenças cardiovasculares ocorreu em pessoas que consumiram a bebida moderadamente. As concentrações de polifenóis na bebida são mantidas mesmo em cafés com leite, expresso e coado.

O artigo, intitulado “Association between coffee consumption and its polyphenols with cardiovascular risk factors: a population – based study”, foi publicado em janeiro na revista Nutrients Open Access Human Nutrition Journal, Basel, da Suíça.

Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon
Veja Mais
bottom of page