top of page

Gripe aviária: Focando a prevenção, Maggi lança medidas de combate à doença em São Paulo


A gripe aviária nunca foi registrada no Brasil. Mas é melhor prevenir. A doença já foi detectada em ao menos 50 países. Nessa terça-feira, (21/2), o ministro da Agricultura e Pecuária, Blairo Maggi esteve em São Paulo e assinou Instrução Normativa estabelecendo medidas para os avicultores brasileiros reforçar o combate. Entre elas estão a obrigação da colocação de telas nos aviários, a blindagem do sistema de águas e várias outras. O ato aconteceu na Associação Brasileira de Proteína Animal, que é presidida pela ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra.

Sabendo-se que as aves migratórias são potenciais transmissoras da doença, o foco está também em medidas para evitar que elas a propaguem. A Instrução Normativa é a de número 8/2017. O Brasil é o segundo maior exportador mundial de carne de frango. Embarcou quase 4,4 milhões de toneladas em 2016.

Mais frangos

A ABPA, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), realizará uma grande ação com os setores exportadores de aves e de ovos do Brasil entre os dias 26 de fevereiro e 02 de março, durante a Gulfood Dubai 2017, nos Emirados Árabes Unidos.

Sob o guarda-chuva das marcas brasileiras Brazilian Chicken e Brazilian Egg (dos projetos setoriais mantidos pela ABPA e pela Apex-Brasil), 16 agroindústrias produtoras e exportadoras avícolas participarão da ação – Aurora, Bello Alimentos, Copacol, Frango Granjeiro, Guibon, GT Foods, Integra, Jaguafrangos, Lar, Nicolini, Naturovos, Netto Alimentos, Pioneiro Alimentos, SSA, Vibra e Vossko.

“Embora com forte apelo regional, a Gulfood ganhou força em âmbito global, atraindo visitantes da Ásia, da África e até mesmo da Europa. Nossa estratégia está embasada neste perfil de público, destacando as informações e os produtos desejados pelo mercado regional, complementando com atrações também para públicos de outros continentes”, informa Francisco Turra, presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon
Veja Mais
bottom of page