Foi lançada a 10ª Camapan...

1/6
Please reload

Governo capixaba diz que Temer suspendeu a importação do café conilon

 

O presidente Michel Temer comunicou ontem à noite por telefone ao governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, a suspensão da liberação da importação de café conilon para atender pleito da indústria de solúvel, que alega baixa disponibilidade de matéria-prima, em função da quebra da safra capixaba. A informação foi repassada por meio de nota pelo secretário de Agricultura do Espírito Santo, Octaciano Neto.

A liberação da importação de conilon do Vietnã foi aprovada na quarta-feira da semana passada (15/2)  pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex), que atendendo solicitação do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, reduziu a alíquota de importação de 10% para 2%. A medida seria aplicada a cota de até 1 milhão de sacas de 60 kg (ou 250 mil sacas mensais), entre fevereiro e maio de 2017.

Octaciano Neto lembra que a decisão estava prevista para ser submetida à Câmara de Comércio Exterior (Camex), que é uma instância superior ao Gecex, “mas foi suspensa por determinação do presidente”. Segundo o secretário, “o argumento da indústria de que falta café não se sustenta, porque não falta café. Além disso, temos os riscos fitossanitários de importação do café vindo do Vietnã”.

Ele afirmou que mesmo com a decisão do presidente de suspender a importação, a pedido do governador a Procuradoria Geral do Estado (PGE) está preparando uma ação judicial para caso o assunto volte a ser apresentado pelo Ministério da Agricultura.

O secretário cita dados do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB-ES), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (FAES) e do Centro do Comércio do Café de Vitória (CCCV), que indicam estoques de 4,4 milhões de sacas de café conilon no Espírito Santo, Bahia e Rondônia, “volume suficiente para atender a demanda da indústria até abril de 2017, quando se inicia a próxima safra”.

Nesta quinta-feira (22/2), houve protestos de produtores contra a importação de café em vários pontos da BR-101 no Espírito Santo. Segundo o G1, pela manhã os manifestantes bloquearam os kms 94 e 173 da BR-101, em Jaguaré; o km 174 em Jacupemba, distrito de Aracruz; e o km 16 em Pedro Canário, usando aproximadamente 10 tratores e veículos de atividades rurais.

Compartilhar com Facebook
Compartilhar com Twitter
Please reload

Veja Mais
Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon

Receita de Panquecas Recheadas...

Dica Técnica de limpeza do tan...

Mau funcionamento e burocracia...

Blitz da campanha Natal Solidá...

1/3
Please reload

Foi lançada a 10ª Camapanha Na...

1/6
Please reload

logo site.png
038 - 3676-7630
038 - 988089166

© 2016 Afonso Almeida Videocomunicação Ltda - CNPJ 02.524.026/0001-64 - por Kalléo Pinheiro - Agência Mais

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon