top of page

Mercado do leite ganhando sustentação: preços no mercado spot e no atacado já subiram



O preço médio do leite considerando os dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria caiu 2,7% no pagamento realizado em dezembro, referente ao leite entregue em novembro de 2016.

O produtor recebeu, em média, R$1,104 por litro, sem o frete.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o preço pago ao produtor subiu 15,0% em valores nominais e 7,7% em valores corrigidos pelo IGP-DI (valores reais).

Cabe destacar, porém, que o mercado ganhou sustentação em dezembro.

Primeiro, os preços do leite subiram no mercado spot em dezembro/16, corroborando com o cenário de oferta menor de matéria-prima que no ano passado (que já tinha caído a produção).

Outro ponto foram os reajustes nos preços do leite longa vida no atacado, devido a uma maior movimentação por parte do varejo, em função dos estoques reduzidos.

Por fim, houve queda na produção nos estados da região Sul do país, além de importantes bacias como Minas Gerais. Em novembro, a produção média brasileira diminuiu 0,3% na comparação com outubro, com peso maior das quedas no Sul do país.

Em dezembro, segundo dados parciais, é esperada uma queda de 0,5% no volume de leite produzido. Neste caso, além da região Sul, os volumes de leite foram menores também em Minas Gerais e São Paulo.

O Índice Scot Consultoria de Captação indica uma produção 3,4% menor, na comparação com igual período do ano passado (dezembro/16 versus dezembro/15). Este fato deverá dar sustentação aos preços do leite no mercado interno.

Aliás, o movimento de alta este ano foi antecipado no mercado spot e atacado de produtos lácteos.

Para o pagamento de janeiro de 2017 (produção de dezembro/16), 82% dos laticínios pesquisados acreditam em manutenção dos preços ao produtor, 8% falam em alta e os 10% restantes acreditam em queda nos preços do leite, porém, os recuos deverão ser menores.

Para fevereiro de 2017, o tom do mercado é de manutenção, mas com o movimento de alta ganhando força em todo o país.

Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon
Veja Mais
bottom of page