Reunião CMDRS em Unaí


No último dia 13 de dezembro de 2016, os presidentes de assentamentos e associações rurais reuniram-se com a diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável do Município de Unaí (CMDRS), autoridades do INCRA, a Gerencia Regional da Emater, o Vice-prefeito eleito Waldir Novais, o prefeito eleito José Gomes Branquinho, entre outras autoridades, o Deputado Federal do Solidariedade José Silva, para tratarem de assuntos pertinentes aos pequenos produtores rurais.

Na abertura, o presidente do CMDRS, Valdacir Martins de Melo, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da união dos presidentes, especialmente nesta fase de troca do governo municipal e no momento de crise econômica e política que vive o Brasil. Após a abertura, a reunião foi coordenada pela Extensionista da Emater, Ângela Maria.


O professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Edson Santos, ministrou palestra com o tema, Controle de Plantas Daninhas.


As autoridades presentes destacaram a importância da união dos presidentes de associações rurais de Unaí para a busca de melhorias no campo. O prefeito eleito José Gomes Branquinho deixou claro que, a partir de janeiro, a administração do município de Unaí será parceira do Deputado Zé Silva para buscar benefícios para a população urbana e rural. “Conhecemos o trabalho do Deputado Zé Silva e faremos a nossa parte para garantir o melhor para o nosso povo. Tenho a certeza de que Unaí vai avançar, porque teremos o Zé Silva para buscar melhorias para nossa população e o município fará sua contra partida. Nós iremos governar para o bem comum das pessoas. Nós entendemos o recado durante as eleições e iremos governar para a nossa população”, afirmou o prefeito eleito Branquinho.


Durante o pronunciamento do deputado federal do solidariedade, Zé Silva trouxe boas notícias ao falar de suas emendas em favor de Unaí:


RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS - “O projeto de renegociação é importante porque nas últimas safras, ou por falta ou excesso de chuvas, os produtores não tiveram uma boa colheita. Com isso, grande parte dos produtores estão endividados. Desde 2005 comecei um grande movimento para a renegociação das dívidas. A minha proposta é de que as dívidas de até dez mil reais tivessem o perdão total e conseguimos o desconto de 95% de desconto para os produtores que estão inscritos na dívida ativa da união.”


PRIORIDADES - “Nós queremos universalizar o abastecimento de água nos assentamentos de Unaí. Nós colocamos à disposição da Universidade Federal e da Prefeitura de Unaí para implantar o sistema de inspeção para os agricultores vender mais para a merenda escolar, inclusive para outras regiões e, também, já temos garantido o fornecimento de sementes para o plantio da próxima safra. Eu acho que é fundamental a distribuição de sementes para incentivar a agricultura familiar.”


PREVIDÊNCIA PARA O CAMPO - “A causa que eu defendo no Congresso Nacional é que as cidades tiveram mais benefícios do que no campo. A vida no campo começa mais cedo, entendemos que nós, do meio rural, não podemos ter as mesmas regras da população da cidade. É isso que eu estou defendendo no Congresso. Eu reconheço que o Brasil precisa de uma reestruturação, uma renovação das políticas públicas, a previdência é deficitária, mas o trabalhador rural não tem culpa e não pode pagar essa conta igual a população da cidade.”


INCENTIVO A ASSISTÊNCIA TÉCNICA - “No último dia 06 de dezembro, nós anunciamos, juntamente com o secretário José Ricardo, a aquisição de 219 veículos novos, 216 computadores e mais recursos para móveis e equipamentos para a Emater de Minas Gerais. Isso é a nossa homenagem aos Extensionistas e, ao mesmo tempo, melhora as condições de atendimento para o profissional da Emater e para o produtor.”


GOVERNO DE MINAS CALAMIDADE PÚBLICA - “Eu tenho uma preocupação muito grande, porque a medida que o governador anunciou o estado de calamidade, ele deixa de ser obrigado a cumprir alguns artigos da Lei de Responsabilidade Fiscal na saúde, na educação e a minha preocupação é de que possa afetar a agricultura e a segurança, já que a violência se alastrou por todo o estado de Minas Gerais, inclusive, na comunidade rural. Eu estou preocupado, estou acompanhando e vou dar a minha contribuição para Minas voltar a crescer e recuperar seu vigor, como nós fizemos quando fui presidente da Emater.”


SEGURANÇA NO CAMPO – “Nós não temos policiamento no campo, não temos unidade de polícia, não temos viaturas adequadas. Eu sei que o setor da segurança tem dificuldades, até porque a Policia Militar de Minas Gerais, que é referência para o país, é carente de equipamentos e de mais oficiais. Estamos preocupados e trabalhando para que esse cenário mude.”


A reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável do Município de Unaí (CMDRS), foi muito produtiva. É através do CMDRS que o pequeno agricultor tem caminho direto com a administração do município para solicitar alguma melhoria para sua comunidade, reclamar ou até mesmo elogiar e agradecer. A última reunião do ano de 2016 terminou com um almoço de confraternização que foi preparado pelos próprios agricultores familiares.


Veja Mais
Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon
Banner Store 10-12-20.jpeg
logo site.png
038 - 3676-7630
038 - 988089166

© 2016 Afonso Almeida Videocomunicação Ltda - CNPJ 02.524.026/0001-64 - por Kalléo Pinheiro - Agência Mais

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon