top of page

Estimativas voltam a indicar boa safra de grãos



Os dados precisam, no entanto, serem ajustados.

A safra total de grãos poderá chegar a 213 milhões de toneladas, segundo a Conab. Na avaliação do IBGE, fica em 210 milhões.

Algumas diferenças nas previsões de soja e milho, produtos de maiores volumes, justificam as diferenças entre órgãos públicas e consultorias privadas.

A produção total de milho na safra 2016/17 deverá atingir 84 milhões de toneladas, segundo a Conab. O IBGE prevê 81 milhões de toneladas, mas há consultorias -como a Céleres- que não descartam volume próximo a 100 milhões de toneladas.

As diferenças no milho são grandes. A Conab prevê 21,4 milhões de toneladas de milho para o Estado de Mato Grosso, líder nacional.

Já o Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) refez seus cálculos na semana passada e espera uma colheita de pelo menos 25 milhões de toneladas.

No caso da soja, os números do IBGE apontam para uma safra próxima a 104 milhões de toneladas, enquanto os da Conab indicam 102 milhões. Esses números estão próximos aos das consultorias privadas.

As estimativas da produção de arroz, terceiro principal produto nacional em volume, têm números próximos. A Conab refez seus cálculos e espera 11,5 milhões de toneladas, enquanto o IBGE prevê 11,3 milhões.

Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon
Veja Mais
bottom of page