top of page

Setor agropecuário deve cair 3,3% no 4º trimestre, diz MB Agro


A projeção da instituição é fechar ano com queda de cerca de 6%

A agropecuária brasileira deverá ter um 4º trimestre também de perdas e fechar 2016 com desempenho negativo. A projeção é do sócio-diretor da MB Agro, José Carlos Hausknecht. Ele comentou que as estimativas são de retração de 3,3% no Produto Interno Bruto (PIB) do setor de outubro a dezembro e de cerca de 6% no acumulado do ano.

"Na cana-de-açúcar, vamos ter antecipação do fim da safra. Vamos ter também redução nos abates de bovinos. Os preços do milho estavam elevados e não tivemos confinamento de gado. Vai ter queda também no segmento de frangos", disse, explicando os motivos pelos quais o atual trimestre também deverá ser de dificuldades.

Mais cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIB da agropecuária caiu 1,4% no 3º trimestre em relação ao 2º deste ano. Na comparação com igual período de 2015, o recuo foi de 6,0%. Segundo o IBGE, algumas culturas mostraram retração na estimativa de produção anual e perda de produtividade, como milho (-25,5%), algodão (-16,9%), laranja (-4,7%) e cana-de-açúcar (-2,0%). Já café (11,0%) e mandioca (3,8%), cujas safras também são significativas no trimestre, apontaram crescimento na produção.

Conforme Hausknecht, a retração no 3º trimestre "já era meio que esperada". "A safra de milho caiu, assim como a de algodão. Já a safra de cana-de-açúcar começou mais cedo", destacou, referindo-se às quebras de produção neste ano em virtude de adversidades climáticas.

Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon
Veja Mais
bottom of page