Mudanças climáticas e a cafeicultura global


Café selvagem presente na África poderá ser afetado nas próximas décadas em decorrência da elevação da temperatura segundo consta do Relatório Internacional de Tendências do Café


As mudanças climáticas têm recebido atenção especial dos segmentos envolvidos com a agricultura no planeta dado seu potencial de provocar perdas e/ou promover o deslocamento das áreas de cultivo. Nesse sentido, com relação à cafeicultura, as atenções dos cientistas têm se voltado para mitigar os efeitos do aquecimento global, cujos danos potenciais podem reduzir ou mesmo afetar substancialmente áreas consideradas tradicionalmente aptas para o cultivo do café.

O Relatório Internacional de Tendências do Café, referente ao mês de outubro de 2016, do Bureau de Inteligência Competitiva do Café, da Universidade Federal de Lavras – UFLA, traz como um dos seus destaques um novo estudo sobre o impacto das mudanças climáticas na cafeicultura, intitulado A Brewing Storm: The climate change risks to coffee. Segundo esse documento, mantidas as atuais condições, a elevação da temperatura poderá reduzir a área tradicional do cultivo do café e também afetar o café selvagem existente em florestas africanas nas próximas décadas.

A publicação salienta ainda que essas plantas nativas de café podem conter informações genéticas valiosas que permitiriam à ciência promover o desenvolvimento de novas cultivares mais resistentes ao aquecimento.

Veja Mais
Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon
logo site.png
038 - 3676-7630
038 - 988089166

© 2016 Afonso Almeida Videocomunicação Ltda - CNPJ 02.524.026/0001-64 - por Kalléo Pinheiro - Agência Mais

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon