Comitiva Colombiana no PAD-DF


Uma comitiva da Colômbia composta por autoridades do governo colombiano e de agricultores rurais do estado de Meta (Colômbia) está no Brasil em busca de fortalecer as parcerias para implantar a tecnologia da agricultura brasileira na Colômbia. Um dos principais compromissos das autoridades estrangeiras foi à reunião de trabalho com os diretores da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal- COOPA-DF.

A visita faz parte do intercâmbio internacional para trocas de experiências agropecuárias entre Brasil e Colômbia iniciada na AGROBRASÍLIA. José Guilherme Brenner, vice-presidente da COOPA-DF e Cláudio Malinski, engenheiro agrônomo da cooperativa, falaram sobre a história de crescimento da COOPA-DF, da feira AGROBRASÍLIA, da evolução no campo tanto em máquinas quanto em técnicas como, por exemplo, o plantio direto e dos altos índices em produtividade de grãos.

Assessorados pelo embaixador da Colômbia no Brasil, Alejandro Borda, os colombianos interagiram com os diretores da COOPA-DF e questionaram sobre as tecnologias aplicadas no campo.

Outro momento importante foi quando as autoridades colombianas apresentaram as características do solo e do clima da Colômbia. Os empresários afirmaram que as características da região de Meta na Colômbia são semelhantes às do Cerrado brasileiro e disseram estar “30 anos atrasados em relação ao Brasil”. Eles mostraram interesse no desenvolvimento tecnológico, na agricultura familiar e em firmar relações com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-DF), a Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) e com a AGROBRASÍLIA.

Eles abordaram ainda temas diversos e tiraram dúvidas dos produtores brasileiros acerca de questões legais para a prática agrícola na Colômbia e do apoio do governo colombiano para, assistência técnica, crédito rural, políticas públicas existentes de apoio ao setor, venda de terras para estrangeiros, destinação da produção local entre outros. Segundo as autoridades o governo colombiano está elaborando programas de apoio aos agricultores brasileiros que queiram investir na agricultura colombiana e no desenvolvimento do agronegócio daquele país.

Nelson López, chefe da delegação colombiana, afirmou que as semelhanças entre a região produtiva da Colômbia e o Cerrado Brasileiro são favoráveis para que os agricultores brasileiros implantem as tecnologias brasileira da agricultura e pecuária na Colômbia. “Nosso governo está viabilizando políticas públicas de apoio a investidores estrangeiros. Conhecemos o potencial do Brasil e queremos transformar o nosso cerrado em uma região produtiva, semelhante ao cerrado brasileiro. A organização da COOPA-DF e os benefícios que a cooperativa presta a seus associados é muito importante por isso estamos aqui para fortalecer nosso intercambio”, declarou Nelson López, chefe da delegação colombiana.

As autoridades colombianas reforçaram o convite aos agricultores brasileiros para visitarem e conhecerem a Colômbia com o objetivo de viabilizar novas parcerias.


Veja Mais
Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon
logo site.png
038 - 3676-7630
038 - 988089166

© 2016 Afonso Almeida Videocomunicação Ltda - CNPJ 02.524.026/0001-64 - por Kalléo Pinheiro - Agência Mais

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon