top of page

Em missão na Ásia, senador Cidinho Santos discute aberturas de mercados para exportação de produtos


O senador Cidinho Santos (PR/MT) está em missão oficial na ásia, integrando a comitiva do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi

Nesta quarta-feira, 21, o grupo participou de uma série de reuniões com a Confederação das Indústria Indianas, com o ministro da Agricultura e Bem-Estar do Agricultor da índia, Radha Mohan Singh e com a ministra das Indústrias de Processamento de Alimentos, Harsimart Kaur Badal.

Ficou acertado que o Brasil deve começar a exportar maçã, ovos e pintos de um dia para a índia, além da criação de um grupo de trabalho conjunto para equalização das legislações dos dois países para a exportação de carnes suínas e também para identificação das prioridades do agronegócio de ambos.

“O Brasil produz alimentos de alta qualidade com sustentabilidade, utilizando as mais modernas tecnologias e respeitando o meio ambiente. é um exemplo para o mundo”, destacou o senador Cidinho Santos.

A ministra das Indústrias de Processamento de Alimentos demonstrou interesse na instalação de empresas de processamento de carnes brasileiras em território indiano. O país tem a segunda maior população mundial, com 1,3 bilhões de pessoas e é um grande produtor de alimentos, entretanto, sofre com um índice de desperdício de 40% em função de problemas no sistema de produção, como a falta de logística e de energia elétrica.

A ministra Badal ainda ressaltou o fato de que 800 milhões de pessoas vivem nas zonas rurais da índia, sem água tratada, energia elétrica e esgoto. O senador Cidinho Santos falou da experiência do Brasil com o Programa Luz para Todos, que pode servir de modelo para o país.

A comitiva brasileira, composta também por 35 empresários do agronegócio, viajou para sete países da ásia – China, Coréia do Sul, Tailândia, Myanmar, Vietnã, Malásia e índia – para a negociação de abertura de novos mercados para exportação dos produtos brasileiros.

Siga "VITRINE MAIS"
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google Places Social Icon
Veja Mais
bottom of page